Durante seu primeiro mandato (2017–2021), o presidente Donald Trump assumiu uma postura reconhecida por muitos como pró-mercado, promovendo uma agenda de cortes de impostos e fazendo comentários frequentes sobre a performance da bolsa. Esse comportamento levou os agentes a acreditarem que um eventual segundo mandato também seria marcado por alguma sensibilidade aos preços das ações. Muitos acreditam (ou acreditavam) que o presidente seria reativo a correções nos preços dos ativos, adotando medidas que dessem suporte ao mercado – como se houvesse uma proteção implícita sustentando os preços: a “Trump put” (analogia aos contratos de opções de venda, frequentemente utilizados como hedge em carteiras de investimento).
Entretanto, desde sua posse no início do ano, o governo Trump aprovou uma série de medidas – particularmente no campo das tarifas sobre importações – que podem levar a uma contração do crescimento econômico no país. A surpresa quanto à intensidade com que essas políticas vêm sendo implementadas ajuda a explicar a magnitude dos drawdowns (queda acumulada desde a máxima observada nos preços de um ativo) em diversos índices de ações. Apesar disso, as declarações de Trump e de sua equipe sobre o tema não parecem indicar qualquer desconforto com os movimentos do mercado, sugerindo que a sensibilidade do governo ao tema pode ter mudado.
No gráfico desta semana, comparamos o drawdown atual do S&P 500 com os movimentos observados durante o primeiro mandato do presidente. Embora o início daquele período não tenha registrado correções expressivas no índice, é possível observar que quedas semelhantes – ou até superiores – à atual (em torno de 10%) ocorreram em diversos momentos ao longo dos quatro anos de governo. Em muitos desses episódios, os movimentos do mercado refletiram fatores exógenos à política americana, como o surgimento da pandemia de Covid-19, que teve papel determinante nas oscilações do índice ao longo daquele ciclo.
View of the Week é uma série semanal da Turim que, a partir de um gráfico, apresenta análises e reflexões sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.