A ciência econômica baseia muitas de suas conclusões na hipótese de que os mercados tendem a um ponto de equilíbrio, onde a oferta e a demanda se igualam. Isso vale não apenas para a oferta de bens e serviços de empresas, mas também para variáveis macroeconômicas como o mercado de trabalho. Nos primórdios da economia clássica, defendia-se que esse ponto de equilíbrio seria um “pleno emprego”, no qual todas as pessoas que desejassem trabalhar ao nível corrente de salários teriam acesso a um posto de trabalho. No entanto, evidências empíricas mostraram que várias imperfeições, como assimetria de informação, baixa mobilidade setorial e limitações geográficas, podem causar um desalinhamento persistente entre a oferta de vagas e o número de desempregados, gerando o chamado desemprego “friccional”.
A relação entre a taxa de desemprego e a taxa de vacância (número de vagas abertas dividido pela população economicamente ativa) é representada pela Curva de Beveridge (ou “Beveridge Curve”). O conceito, descrito por William Beveridge em 1944 no artigo “Full Employment in a Free Society”, mostra uma correlação negativa entre essas variáveis, ou seja, tipicamente menos vagas abertas são observadas em momentos de maior desemprego e vice-versa. Esse conceito tem recebido destaque no contexto atual de desaceleração do mercado de trabalho norte-americano, especialmente diante do sucesso inicial do Federal Reserve em reduzir o número de vagas abertas sem causar um aumento expressivo no número de pessoas desempregadas.
O gráfico desta semana mostra a dispersão entre a taxa de vacância (%) no mercado de trabalho e a taxa de desemprego (%) nos Estados Unidos desde 2010, onde cada ponto representa o nível de ambos em determinado mês. É possível observar como essas taxas variaram conjuntamente ao longo do tempo, sofrendo um choque abrupto no auge da pandemia e, posteriormente, retornando de forma gradual a níveis compatíveis com a correlação histórica. Os dados de julho já se aproximam dos níveis observados no período pré-pandemia, sugerindo que uma redução adicional da taxa de vacância pode se refletir em um avanço mais pronunciado no desemprego.
View of the Week é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados a gestão de patrimônio, mercados, economia, história e tendências.