Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
A volatilidade nos mercados globais, as tarifas comerciais implementadas pelo governo Trump e o impacto dos anúncios fiscais na Alemanha foram alguns dos principais temas discutidos no webinar Visão Turim deste mês.
Nos Estados Unidos, o governo implementou uma série de tarifas sobre importações desde o início do ano, incluindo medidas contra China, Canadá e México, além de setores específicos (aço e alumínio). Ainda são aguardadas novas medidas em breve, como as “tarifas recíprocas” (cujo desenho ainda não está claro) e outras medidas para setores específicos (como a indústria automobilística, produtos farmacêuticos e componentes eletrônicos, por exemplo). Apesar dos impactos inflacionários das medidas, as preocupações em relação à atividade econômica tem sido o destaque, catalisando um movimento de fechamento de juros e piora da performance da bolsa, particularmente nas magnificent 7.
Na Europa, o anúncio da intenção de aprovar um pacote amplo de expansão fiscal na Alemanha (com foco em investimentos em infraestrutura e defesa ao longo dos próximos 10 anos) teve forte impacto nos mercados, atraindo fluxo para a bolsa local e o Euro, além de provocar abertura expressiva das taxas de juros, principalmente nos prazos de vencimento mais longos. Se aprovadas, as medidas devem representar o maior esforço fiscal do país nas últimas décadas, o que pode mudar radicalmente as perspectivas para a região no médio e longo prazo. Nesse contexto, o Banco Central Europeu (ECB) pode precisar reconsiderar o ritmo de cortes de juros na Zona do Euro.
No Brasil, o PIB do 4º trimestre de 2024 cresceu apenas 0,2% contra o trimestre anterior, abaixo das expectativas, apesar do forte crescimento acumulado no ano (3,4%). A composição do PIB pelo lado da demanda reforça a narrativa de desaceleração, dado o recuo da absorção doméstica compensado apenas pela variação positiva dos estoques. Apesar disso, a desaceleração esperada para esse ano ainda tende a ser gradual, de acordo com a mediana das expectativas no relatório Focus. Nesse contexto, o mercado parece concluir que o fim do ciclo de aperto monetário se aproxima, o que se reflete em fechamento adicional da curva de juros.
O webinar deste mês contou com a participação de Fernando Verboonen, CIO da Turim, Pedro Hokama, Sócio da Turim e Head de Ativos Líquidos e Thiago Campos, Economista da Turim.