Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

11 fevereiro 2025

A resiliência do crescimento econômico nos Estados Unidos, os impactos das novas políticas comerciais do governo Trump e os primeiros sinais de desaceleração no Brasil foram alguns dos principais temas discutidos no webinar Visão Turim deste mês.

Nos EUA, a atividade econômica e o mercado de trabalho continuam apresentando números acima das expectativas, sustentando o desempenho da bolsa americana, mesmo com a manutenção das taxas de juros em patamares elevados. Em janeiro, a performance do mercado acionário foi menos concentrada nas “Magnificent 7”, permitindo um maior retorno excedente nos fundos de ações.

Por outro lado, as novas tarifas comerciais anunciadas pelo governo Trump trouxeram um elemento adicional de incerteza. Até o momento, foram implementadas uma tarifa adicional de 10% sobre importações da China e uma tarifa global de 25% sobre aço e alumínio, além de medidas contra Canadá e México, que foram temporariamente suspensas para negociação. A expectativa é de que novas ações sejam anunciadas ao longo do mandato republicano, o que pode estender o horizonte para a convergência da inflação à meta nos EUA.

No Brasil, os primeiros sinais de desaceleração do mercado de trabalho começaram a surgir, com surpresas negativas no CAGED (criação líquida de empregos formais) e na PNAD Contínua (taxa de desemprego). Após um longo período de aperto monetário, os dados sugerem que a economia pode estar se aproximando de um ponto de inflexão, com possíveis implicações para a política monetária nos próximos meses.

No mercado local, a forte valorização do Real se destacou, revertendo três meses consecutivos de desvalorização e superando com folga o desempenho – em geral positivo – de outras moedas emergentes. O movimento ocorreu em paralelo à redução dos prêmios de risco em diversos ativos domésticos, refletindo-se também na recuperação do Ibovespa, que avançou 4,9% no mês.

O webinar contou com a participação de Fernando Verboonen, CIO da Turim, Henrique Santos, CFA, Portfolio Manager e sócio da Turim e Lucas Panaro, Head de Fundos Líquidos.

Voltar