Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
O cenário global de política monetária e as expectativas acerca dos movimentos dos juros foram o grande destaque do Visão Turim deste mês.
Uma das principais discussões se deu em torno do timing para o fim do ciclo de aperto monetário nas principais economias. Apesar de haver certo consenso sobre a proximidade dos picos de juros, alguns Bancos Centrais, como os da Austrália e do Canadá, seguem fazendo ajustes residuais que surpreendem o mercado.
Nesse sentido, o amplo conjunto de dados econômicos divulgados nos Estados Unidos nas últimas semanas trouxe volatilidade para os vértices mais curtos da curva de juros, refletindo expectativas divergentes para as decisões do FOMC nas próximas reuniões.
“Existe uma busca por identificar se já chegamos ao final do ciclo de juros, assim no Brasil como no resto mundo. É interessante notar que a inflação global já apresenta os primeiros sinais de que pode ceder”, avalia Nelson Abrahão, sócio e estrategista-chefe da Turim.
Nos Estados Unidos, lembra o especialista, o Federal Reserve já indicou um possível fim de ciclo, adotando uma postura mais cautelosa de ‘esperar para ver’. “No Brasil, a inflação também já está a caminho de convergir para a meta”, conclui.
Participaram ainda do webinar Leonardo Martins Moraes, co-CEO; Henrique Santos, head portfolio manager; e Carolina Assis, do time de ilíquidos da Turim.