Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
No último Visão Turim de 2022, relembramos os principais acontecimentos que impactaram as economias nacional e global no ano.
“Em meio a um ano atípico, vivemos as eleições mais polarizadas no Brasil, guerra na Ucrânia, altas de juros generalizadas, realizações significativas nos mercados de renda variável e de renda fixa, além da volta da Covid-19 na China. Esses foram temas que marcaram o ano e que permearam nossos encontros mensais”, explica o nosso co-CEO Leonardo Martins Moraes.
Em novembro, o destaque vai para a desaceleração da atividade global, segundo avalia nosso economista Thiago Campos. Para ele, esse movimento é percebido inclusive nos dados de atividade da Ásia – notadamente na desaceleração das exportações de países importantes para as cadeias produtivas globais.
Com relação à política monetária, os principais bancos centrais dão os primeiros passos para reduzir o ritmo do ciclo de alta dos juros, entrando em uma fase de “ajuste fino” para determinação de suas taxas terminais.
“Isso vem de um contexto não só de desaceleração da atividade, mas também de uma inflação que parece ter atingido o pico. É um cenário propício, no entanto, existem duas discussões separadas: a primeira, sobre o ritmo de alta (de juros), e a segunda, sobre a taxa terminal”, avalia Campos.
O webinar contou também com as participações de Rodrigo Louro, CEO da Turim UK, e de Henrique Santos (CFA), portfólio manager da Turim.