Os Efeitos das Mídias Sociais
O Caso GameStop
Em janeiro, as ações da #GameStop chegaram a US$ 483, valor quase 25 vezes acima do seu fechamento em 2020, quando beirava os R$ 20. O caso da loja de jogos eletrônicos e os efeitos das mídias sociais foram tema do Webinar Turim desta quarta-feira.
Na conversa, o nosso estrategista Nelson Abrahao explicou que casos similares já aconteceram. A diferença é que, agora, o movimento para inflar a cotação das ações foi feito por meio de fóruns na internet.
— Investidores de varejo e com poucos recursos começaram a usar sub-fóruns em #redessociais para combinar seus passos em relação às ações da GameStop. Esse é o short squeeze — explicou.
O nosso convidado Julian Chediak, sócio-fundador do Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Simões Advogados, destacou ainda que a prática já era realizada por grandes traders – a novidade é o movimento feito pelos pequenos investidores.
– Foi a revolta das “sardinhas”. Os grandes investidores, os “tubarões”, já faziam short squeeze, mas sempre de maneira velada. Agora, as sardinhas falam abertamente que estão se reunindo com este propósito.
Nelson acredita que este é um evento isolado. – O que os gestores estão fazendo é pulverizando riscos. No fim, a grande defesa é a diversificação – conclui.