Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

15 janeiro 2025

O desempenho resiliente da economia americana, as perspectivas para o novo governo Trump e a forte depreciação do Real foram alguns dos principais temas discutidos no webinar #VisãoTurim deste mês.

 

Nos Estados Unidos, o crescimento econômico continuou surpreendendo, com a criação de 256 mil empregos em dezembro, bem acima das expectativas, e uma queda inesperada na taxa de desemprego. Ao mesmo tempo, houve um leve aumento nas expectativas de inflação, impulsionado por surpresas positivas nos dados do quarto trimestre e pelas possíveis medidas do governo Trump em relação a tarifas e imigração. Nesse cenário, o mercado já precifica a manutenção da taxa básica de juros pelo FOMC (comitê de política monetária do Federal Reserve) na reunião de janeiro.

 

No Brasil, a forte depreciação do Real foi o principal destaque de dezembro. A moeda renovou sua máxima histórica, alcançando R$6,30 e encerrando o ano cotada a R$6,18. A piora na confiança do mercado, agravada pelo anúncio conjunto do pacote de corte de gastos e da ampliação da faixa de isenção do imposto de renda, somou-se a um fluxo recorde de saída de dólares, levando o Banco Central a realizar diversas intervenções no câmbio ao longo do mês. Embora seja comum maior saída de dólares em dezembro, os volumes registrados em 2024 superaram amplamente os dos anos anteriores.

 

Além da moeda, outras classes de ativos também apresentaram retornos pouco atrativos no mercado local. Entre os destaques, apenas o mercado de crédito privado (representado pelo IDA-DI) conseguiu superar o CDI em 2024, mesmo tendo sofrido recuo nos dois últimos meses do ano.

 

O webinar contou com a participação de Fernando Verboonen, CIO da Turim, Thiago Campos, Economista e Pedro Hokama, Head de Ativos Líquidos.

 

Voltar