Insights

View of the Week #50: Os pedidos de seguro-desemprego e as anomalias climáticas

14 outubro 2024

O número de novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos surpreendeu o mercado na última quinta-feira (10), ao subir para 258 mil, superando significativamente o consenso de 230 mil. Uma surpresa dessa magnitude não era observada desde a primeira metade do ano passado e ganha ainda mais relevância no cenário atual, em que a política monetária está especialmente sensível aos dados do mercado de trabalho. Entretanto, é crucial entender o contexto dessa variação inesperada.

 

Acreditamos que parte desse desvio pode ser atribuída a choques exógenos, ou seja, fatores que não derivam diretamente do ciclo econômico. Especificamente, eventos climáticos – como a passagem do furacão Helene, que atingiu a Flórida no final de setembro, e os efeitos iniciais do furacão Milton, que voltou a atingir o estado na última quarta-feira – provavelmente contribuíram para, pelo menos, parte dessa surpresa.

 

Esse comportamento atípico é claramente visível no gráfico desta semana, que compara o comportamento sazonal dos pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA em 2023 e 2024, além de medianas, máximas e mínimas históricas para cada semana do ano (excluindo 2020, devido à volatilidade excepcional provocada pela pandemia).

 

O impacto do furacão Milton nas vidas das pessoas e na infraestrutura do estado tende a continuar influenciando os dados macroeconômicos, gerando incertezas adicionais para esses números.

 

View of the Week é uma série semanal da Turim onde, a partir de um gráfico, faremos uma análise e reflexão sobre diversos tópicos relacionados ao mercado, economia, história e tendências.

Voltar