Visão Turim
Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias
As eleições nos EUA, os cortes de juros em economias desenvolvidas e a deterioração da conjuntura econômica no Brasil foram alguns dos destaques do webinar Visão Turim deste mês.
No cenário internacional, as eleições americanas estão capturando a atenção dos mercados. A atuação de Biden no primeiro debate ampliou as preocupações quanto ao seu estado de saúde e, consequentemente, sua capacidade de manter-se na disputa presidencial. Nesse contexto, Trump emergiu como o favorito segundo as probabilidades implícitas em sites de apostas.
Enquanto isso, o Federal Reserve revisou para cima suas projeções para inflação e taxa de juros, implicando em um cenário mais desafiador para seu primeiro corte de juros. Por outro lado, outros bancos centrais desenvolvidos deram seus primeiros passos rumo a taxas menos contracionistas, o que somado à evolução dos dados econômicos e aos ruídos políticos na Europa, ajuda a explicar a performance mais forte do DXY ao longo de junho.
Enquanto isso, a bolsa americana registrou mais um mês de alta, cujas principais contribuições vieram de empresas de tecnologia. Nesse contexto, nota-se o Nasdaq (com alta de 6,0% em junho) subiu significativamente mais do que o S&P 500 (3,5%) e os demais mercados globais, representados pelo MSCI ACWI (2,1%).
No Brasil, a conjuntura permanece complexa, trazendo implicações negativas para ativos, especialmente as taxas de câmbio e juros. A principal preocupação do mercado está atrelada à aparente falta de vontade política para fazer os ajustes necessários a fim de cumprir as regras do arcabouço fiscal.
Enquanto isso, o Banco Central assumiu uma postura mais dura, interrompendo seu ciclo de cortes em votação unânime e indicando um cenário prospectivo mais desafiador, marcado por uma estimativa de taxa neutra mais elevada e por uma discussão mais intensa quanto ao balanço de riscos. Apesar da autoridade não ter indicado os próximos passos da política monetária, o mercado já embute um ciclo de alta recomeçando esse ano.
Participaram do webinar Ana Carolina Carvalho, Co-CEO da Turim, Fernando Verboonen, CIO da Turim, Rodrigo Louro, Head of Research da Turim e Thiago Campos, economista da Turim.