Eventos

Visão Turim

Uma conversa mensal com nosso time sobre mercados e estratégias

05 junho 2024

A desinflação global, os cortes de juros nas economias desenvolvidas e o crescimento do PIB brasileiro foram alguns dos destaques do webinar hashtag#VisãoTurim deste mês.

Desde o ultimo ano, observamos um intenso processo de desinflação global, apesar dos solavancos ao longo do primeiro trimestre deste ano, principalmente nos Estados Unidos. Diante disso, estamos presenciando uma série de autoridades monetárias iniciando seus ciclos de corte de juros neste ano, como a Suíça, a Suécia e o Canadá. Espera-se também que outras das grandes economias desenvolvidas sigam essa tendência ao longo do ano, como a Zona do Euro, o Reino Unido e até os Estados Unidos.

Nos mercados, destacamos a forte performance da bolsa americana, que continua entregando resultados acima de diversos outros índices acionários ao redor do mundo. Também notamos que os títulos de crédito privado do mercado americano vêm apresentando spreads bem reduzidos (nesse caso, os spreads representam a diferença entre os retornos dos papéis privados e títulos do governo de mesma duração), o que requer maior diligência na seleção de investimentos na classe.

Já no Brasil, observamos uma deterioração da conjuntura na janela recente, diante de uma piora de credibilidade das políticas fiscal e monetária, o que ajuda a explicar a desancoragem das expectativas de inflação e a performance ruim dos ativos locais. Em contrapartida, o PIB do primeiro trimestre surpreendeu mais uma vez, consolidando crescimento robusto no início do ano. Na mesma direção, os dados apontam para um mercado de trabalho bastante aquecido, o que pode trazer desafios para a desinflação do segmento de serviços intensivos em trabalho e, consequentemente, para o ciclo de corte de juros do COPOM.

Participaram do webinar Ana Carolina Carvalho, Co-CEO da Turim, Fernando Verboonen, CIO da Turim, Lucas Panaro, Head de Fundos Líquidos da Turim e Thiago Campos, economista da Turim.

Voltar